terça-feira, 7 de abril de 2009


Reunião de Trabalho mostra a força deste movimento

"MARCO DE VERDADE"
E DE NOVAS IDEIAS

“Marco de Verdade” não é apenas o nome de um movimento de cidadãos ou mais um slogan de campanha como tantos outros. É de facto muito mais que isso. “Um Marco de Verdade” sê-lo-á apenas quando construído na base de reflexões criticas que conduzam à criação de projectos sustentados que possam ir ao encontro dos anseios dos marcoenses. Com este espírito construtivo, de constante procura de fazer melhor pelo Marco, reuniu-se na passada sexta-feira à noite, um grupo de trabalho alargado(80 pessoas) do movimento “Marco de Verdade com Norberto Soares”
O objectivo principal desta reunião de trabalho incidiu sobre a apresentação dos pilares fundamentais em que assentarão duas áreas de relevante e transversal importância para todos marcoenses: a Acção Social e o Desporto.
As linhas mestras do projecto político do movimento “ Marco de Verdade” na área da Acção Social foram elaboradas pela Dra. Rita Graciela Taveira, Psicóloga de formação e com actividade nos Serviços da Segurança Social de Marco de Canaveses. Sob o lema de “Coesão Social - Inclusão para todos” nesta área social pretendemos a agilização de processos, para que a informação chegue a todos e que todos os que necessitem possam usufruir desse esforço público de promoção da coesão e inclusão social. Para isso contaremos, estamos certos, dada a relevância social do assunto, com o empenhamento de todas as Juntas de Freguesia do nosso Concelho. O projecto na área da Acção Social é bem mais basto que esta simples apresentação e a seu tempo os marcoenses tomarão conhecimento dele na sua totalidade. Com esta nova visão sobre a área social pretendemos suprir uma lacuna existente no Marco de Canaveses. Com as medidas e projectos apresentados, pretende-se simplificar a vida dos cidadãos, que estão mais vulneráveis socialmente.
Não menos importante e transversal que a área da Acção Social é o Desporto. Dele depende muito mais que a simples ocupação de tempos livres, mas sobretudo a prevenção de comportamentos desviantes (principalmente entre os jovens) e ainda o bem-estar físico e psicológico do praticante. Nesta área o movimento “Marco de Verdade” conta com os preciosos e entendidos conhecimentos do Professor Manuel Fernando Vasconcelos Freixo (comummente conhecido pelos marcoenses por Prof. Freixo – Professor de Educação Física). Numa contínua procura de coesão e inclusão (não só na Área Social) o movimento “Marco de Verdade” apresenta o seu projecto para área desportiva sob o lema de “Desporto para todos, à medida de cada um”. Assim pretendemos apoiar quem faz e faz bem, mas lançando novos horizontes na prática desportiva entre os marcoenses. Queremos alargar a prática desportiva ao maior número de cidadãos, com uma escolha bem mais diversificada que a existente até ao momento em Marco de Canaveses. Queremos diversificar a actividade desportiva em que mais sejam os incluídos – mais marcoenses (de todos os escalões etários e sociais) e com mais diversidade desportiva. Para isso há que apoiar quem trabalha e quem dinamiza a actividade desportiva no concelho, sempre com critérios rigorosos que impeçam o facilitismo nesta área. A responsabilização de todos é necessária para que se possam rentabilizar os espaços desportivos existentes com mais praticantes e com maior diversidade de modalidades. A prática desportiva têm de chegar ao maior número de marcoenses possível. Adequar espaços desportivos com capacidades técnicas para receberem eventos desportivos de âmbito nacional e internacional que projectem o nome da nossa terra. A conjuntura obriga-nos a ser rigorosos, nesta como em todas as áreas, e sê-lo-emos em benefício do bem comum dos marcoenses.
Tal como o projecto na área da Acção Social, também este na área do Desporto, é bem mais basto que esta simples apresentação e a seu tempo os marcoenses tomarão conhecimento dele na sua totalidade.
Durante a reunião de trabalho foram ainda apresentados os diversos mandatários do movimento “Um Marco de Verdade”:
Mandatária Politica do movimento Dra. Palmira Monteiro (Advogada)
Mandatário Adjunto o Sr. Armindo Loureiro (Presidente da JF Tuias)
Mandatário Financeiro Dr.António Machado (Contabilista).
Mandatário da Juventude Dr. Henrique Rocha (Professor de Educação Física).
Confiantes na aderência dos marcoenses à verdade do nosso movimento foi estabelecido o dia 9 de Abril de 2009 como a data que marcará o inicio da recolha das assinaturas indispensáveis à concretização do nosso projecto.
No final da sessão de trabalho foi ainda possível conhecer os primeiros acordes da música de campanha do nosso movimento, feita pelo Prof. Carlos Nunes de Vila Boa do Bispo, que a seu tempo surgirá na sua plenitude.
Quanto á letra está a ser feita por um Poeta popular, Marcoense.
A reunião de trabalho que contou com a presença de muitas caras novas, na idade, no espírito e nas ideias, decorreu num clima de cordialidade, mas sempre no âmbito de uma livre exposição de ideias sobre o que foi apresentado. Não foi mais um jantar, nem nada que se pareça, foi sim uma reunião de cidadãos que discutiram abertamente os seus pontos de vista com o único propósito de em liberdade apresentarem uma proposta de verdade aos marcoenses. Uma proposta sem ‘propagandismos’ e sem promessas vãs, assente nas possibilidades que a verdade, que sempre defendemos, nos conferirá.
Mais reuniões temáticas se seguirão. Nesta fase dentro do movimento, mais adiante, para a sociedade Marcoense em geral.
Tudo tem o seu tempo e o seu grau de prioridade, lá chegaremos.

Sem comentários: