quarta-feira, 25 de março de 2009


EM DEFESA DA DEMOCRACIA

E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Acompanho com regularidade os blogs que falam do nosso Concelho e como estamos em vésperas de eleições autárquicas interesso-me bastante pelo desenvolvimento político local para na hora de votar não me sentir enganado.
Tenho notado e averbado algumas queixas de que no blog “Marco Hoje”, principalmente em comentários sobre escritos assinados por Jaime Teixeira, alguns são arquivados no “caixote do lixo”, desde que contestem a sua opinião ou defendam Norberto Soares. Também li neste blog que um dos fundadores, há dias, deixou de colaborar porque não concordava com a actual política editorial.
Para além de tudo isto, todos sabemos do grande contentamento de Jaime Teixeira quando foi convidado para fazer parte da lista de Artur Melo e Castro e ninguém lhe quer mal por isso, a não ser, a forma como utiliza o seu blog para atacar os outros candidatos, nem sempre com clareza e verdade, com a agravante de que, quando se tenta contestar, educadamente, a opinião do escriba referenciado, este com a prepotência que se lhe nota nos seus escritos, esquece o sentido democrático da coisa e como senhor absoluto da verdade, utiliza o “lápis azul” de outros tempos, mesmo quando estão em causa a defesa de assuntos pessoais como foi o caso que aqui me traz.
Escreveu Jaime Teixeira, um esclarecimento sobre um Augusto (eu) que tem assinado alguns comentários, tanto neste blog como no “Marco2009”, - este último com um comportamento que nada tem a ver com o outro – referenciando que o Augusto nada tinha a ver com o Augusto Barbosa e tudo seria normal se o escriba não tivesse utilizado a sua habitual “boçalidade” ao terminar o texto.
Para esclarecimento da verdade, escrevi um comentário que abaixo publico e que Jaime Teixeira, mais uma vez atirou para o “cesto dos papéis”. Inicialmente pensei não lhe dar confiança e deixá-lo a falar sozinho, porque sabia que a minha opinião lhe tinha chegado e esse era o meu alvo. Mas, pensei melhor e percebi que este tipo de pessoas, armadas em defensores da liberdade de expressão, não consegue esconder o seu deficit democrático desde que a crítica os atinja. E como sei que o escriba vai fazer parte de uma lista nas próximas autárquicas, penso que tenho o dever de deixar este alerta aos marcoenses e resolvi por isso, já que sou apoiante de Norberto Soares, solicitar a publicação desta minha opinião no blog do nosso movimento, assim como o comentário que me foi censurado. Pelo menos, Jaime Teixeira fica com a garantia de que está a lidar com gente que sabe defender as mais elementares regras da liberdade de expressão.

Aqui fica o esclarecimento e a seguir o meu comentário censurado

Esclarecimento
O leitor "Augusto", por alguma razão tem o mesmo nome de perfil de blogger que o nosso amigo Augusto Barbosa. Para que não hajam dúvidas, Augusto Barbosa assina sempre em baixo mesmo quando comenta. Questão de carácter e até de honra. Não confundamos a obra prima do mestre com a prima do mestre-de-obras!
Por JaimeFTeixeira
0 comentários


Comentário


Confesso que tenho algumas dificuldades, por vezes, em entender o que Jaime Teixeira escreve, porque se fica pelas meias palavras e por mais esforço que se faça, não se chega lá.
Este "recado" em relação ao leitor Augusto, não sei se será dirigido a mim pelo simples facto de que assino os meus comentários como Augusto, porque é esse o meu nome e nunca coloque isso em dúvida porque tenho muito orgulho do que este nome representa.
Nada tenho contra o outro Augusto, o Barbosa, que nem sequer conheço pessoalmente, mas somente pela sua actividade em prol da comunidade.
Todavia, eu também não quero ser confundido com ele e só porque não faço parte do vosso grupo de tertúlia, nem o pretendo, não quer dizer que seja analfabeto ou que não tenho opinião.
Mas, como não tenho nada a esconder, informo-o de que vivo no Marco de Canaveses, há mais de duas décadas, mais propriamente em Várzea de Ovelha, onde tenho o meu grupo de amigos, alguns deles mestres de obras que muito considero, pela simplicidade dos seus discursos, ao contrário de alguns que se consideram mestres, mas que são muito mais boçais que um trabalhador rural.
Também conheço Norberto Soares, um cidadão que considero um vencedor, discreto, honesto e educado, muito diferente de um grupo de pseudo intelectuais, que há três décadas vivem somente para alimentar a polémica de café, mas que nunca ganharam nada, nem sequer a presidência de uma junta de freguesia.
Se o recado foi para mim, devo ainda dizer que sempre fiz acompanhar os meus comentários com o meu endereço de email onde se pode ler o Soares que nada tem a ver com Norberto.
De resto, Jaime Teixeira, tenho ainda que lhe dizer, que pelos seus escritos, não entendo muito bem a sua antipatia por Avelino Ferreira Torres, porque o meu amigo é muito semelhante a ele em termos de discurso e apelo democrático.
Se de facto o "recado" que colocou neste blog não me é dirigido esqueça este comentário e mesmo que o seja, também pode ignorá-lo, porque ele foi feito com endereço bem definido e tenho a certeza que a mensagem vai chegar ao destino.
Augusto Soares




5 comentários:

Anónimo disse...

Autofagia pura meu caro é esse o estado em que se encontram essas pessoas e estou certo que assim continuarão 'alegremente' até se confrontarem com a realidade pura e dura: os marcuenses dar-lhes-ão a resposta nas urnas... O Marco não precisa desse tipo de pseudo-intelectuais que eu quase piedosamente apelido de os 'Rei Sol', os 'iluminados'. O Marco só precisa de uma coisa: de alguém integro e competente que fale a verdade e esse estou certo é e será Norberto Soares.

Sérgio Baldaia disse...

Caro Augusto,
Sei que não me conhece, mas com o tempo virá a conhecer, é com imenso agrado que vejo que há mais alguém que conseguiu ver as "baboseiras" e falta de democracia de certas pessoas ligadas à blogosfera e à politica municipal, como é o caso de JT.

Primeiro: esse senhor não tem nenhum sentido de democracia; segundo: não sabe respeitar as pessoas com diferentes opiniões das dele; terceiro: pensa ser mais sério que toda a gente, só ainda não descobriu que tem que acordar para a realidade; e por ultimo: se não consegue ouvir a opinião pública, deve ter a atitude correta de abandonar a politica, pois de regimes e ideias fixas já vivemos coisa que chegue.
Conclusão:
Os blogues são uma boa forma de exprimir as opiniões da população em geral, só tenho pena de não existir mais gente a participar, uma vez que a comunicação social do nosso concelho apenas dá ouvidos aquilo que interessa aos seus superiores, é neste sentido que frequentemente deixo de parte essa comunicação e me dedico à blogosfera, e posso dizer que a mesma assim como o blog "MarcoHoje" ficaria a ganhar com a retirada de cena desse senhor.

Manuela disse...

Jaime Teixeira não tem perfil de “bloger”, estrutura intelectual e moral e muito menos sentido democrático para tecer opiniões publicamente.
1 – Não tem bagagem académica para alicerçar o seu português e isso é mau quando se escreve num local público, como é o caso do blog “Marco Hoje”.
2 – Jaime Teixeira ainda não entendeu que ninguém é o dono da verdade e que se devem respeitar todas as opiniões mesmo que não coincidam com as nossas. A democracia tem destas coisas.
3 - Jaime Teixeira ainda não entendeu, que ao censurar comentários que não seguem a sua linha de pensamento está a abrir uma porta perigosa que se pode virar contra si.
4- O seu discurso é “trauliteiro” mesmo em situações simples e que não se justificam certos exageros.
5 – Nunca ninguém definiu tão bem Jaime Teixeira como aconteceu no caso do Augusto. O Jaime parece filho de Avelino Ferreira Torres, tais os genes que definem o seu carácter.
6 – Julgar que somos os mais espertos do mundo e que todos os outros são estúpidos, assim como mentir descaradamente e acusar sem provas é o princípio básico da autodestruição da personalidade.
7 – Para terminar: sou testemunha a favor de Augusto Soares, porque também já fui censurada por Jaime Teixeira.

Sir.Nuno Leite disse...

Acho realmente curioso este post, so agora é que o li, e quando falam em censura deixa-me um pequeno travo de deja-vu no ar.Isto só para dizer que também já fiz um comentário neste blog, e curiosamente foi censurado...E esta heim...

NORBERTO SOARES disse...

Pensamos que Nuno Leite está a fazer uma qualquer confusão. Neste espaço nunca foi censurado nenhum comentário.
Já agora e se fosse possível, pedimos a Nuno Leite que concretize qual o comentário e a peça comentada.